Com mais e mais países ao redor do mundo aprovando leis sobre o acesso de cegos e deficientes à Internet (incluindo o Disability Discrimination Act no Reino Unido), a acessibilidade na web virou um dos focos da comunidade online. Este artigo visa acabar com a desinformação que foi jogada ao redor e dizer-lhe a verdade por trás da acessibilidade na web.
Criação de um site equivalente só de texto é suficiente
Criando um site equivalente só de texto, separado, pode conduzir a uma série de problemas:
- A versão somente texto não é necessariamente acessível
- Duas versões do mesmo site representa um enorme investimento de tempo e dinheiro para você
- Seu principal local pode não estar acessível a muitos usuários
- Um site acessível ‘extra’ para usuários cegos e com deficiência pode ser mais uma forma de fazê-los sentir marginalizados da sociedade dominante
Acessibilidade na Web não é apenas sobre os usuários da Internet para cegos e deficientes – é sobre todo mundo ser capaz de acessá-lo com sucesso. Realmente não tem que tomar muito tempo ou dinheiro para fazer o seu site acessível.
É complicado e caro para fazer o meu site acessível
Para desenvolver um site acessível a partir do zero vai custar praticamente o mesmo que desenvolver um site que não está acessível. Um site muito grande, altamente inacessível pode levar um pouco mais de tempo e dinheiro para consertar, embora o layout básico e design geralmente não precisa mudar.
Acessibilidade na Web não é complicado e qualquer pessoa com conhecimentos básicos de web design pode facilmente implementá-lo.
Não da para fazer um site acessível e atraente
Muitos defensores de acessibilidade na web costumam ter sites um pouco maçante e pouco atraentes. Isso é lamentável, como a acessibilidade da web não precisa afetar o design do website de forma alguma. Para dissipar completamente este mito, olhe para o CSS Zen Garden – um belo site que oferece 100% de acessibilidade.
Sites acessíveis sufocam a criatividade
Acessibilidade na Web realmente coloca poucas restrições sobre o design do site. De fato, como acontece com sites regulares, você só está realmente limitado pela sua imaginação ao criar sites acessíveis. Dê uma olhada no CSS Zen Garden para ver por si mesmo que a acessibilidade não tem que afetar a criatividade de forma alguma.
Meus visitantes do site não tem problemas ao acessar o meu site
Não necessariamente. Procure saber os benefícios de um site acessível. Para ver quantos usuários de Internet que você pode estar excluindo do seu site. Você pode ter certeza que, com 35 milhões de sites para escolher, é improvável que um visitante do seu site, impedido de acessar, vai perder tempo entrando em contato com você para pedir-lhe para corrigir o problema.
Acessibilidade na Web coloca restrições sobre o design da página web
De modo nenhum. Tal como acontece com sites regulares, você está limitado apenas pela sua imaginação ao criar sites acessíveis. O tamanho do texto pode ser tão grande ou tão pequeno como você gosta (desde que seja redimensionável), você pode usar qualquer esquema de cores que você gosta (desde que a cor não é a única maneira de diferenciar informação) e você pode usar quantas imagens quiser (desde que uma descrição alternativa seja fornecida).
Essas condições sobre acessibilidade acontecem, normalmente, por trás e não afetam a apresentação do site.
As pessoas cegas e deficientes não usam a Internet
Pelo contrário, as pessoas cegas e com deficiência beneficiam da Internet talvez mais do que qualquer outra pessoa.
Por exemplo, as pessoas com deficiência visual tem que telefonar para um supermercado quando querem ir às compras para informá-los de sua chegada. Quando eles chegam lá, um assistente de loja irá acompanhá-los ao redor da loja. Através de sites acessíveis as pessoas cegas podem agora fazer compras em casa, e em seu próprio tempo.
Conclusão
Acessibilidade na Web não é neurociência. Não é apenas sobre os usuários com deficiência serem capazes de acessar o seu site – é sobre todo mundo ser capaz de acessar o seu site, incluindo as pessoas que utilizam dispositivos portáteis, WebTV e navegadores no carro. Qualquer desenvolvedor web com HTML básico e conhecimento de design CSS, e um pouco de tempo em suas mãos, pode facilmente aprender e implementar a acessibilidade na web.
Source: Webcredible