Mito #10: Se seu design é bom, pequenos detalhes não importam
“Os detalhes não são detalhes. Eles fazem o design.” diz Charles Eames. Pequenos detalhes tais como uma mensagem de erro informativa, uma mensagem de segurança em um formulário de cadastro ou a reordenação de produtos em uma página de categoria impactam fortemente a experiência do usuário.
Pequenos detalhes são um longo caminho. E é com isso que a Apple se preocupa: atenção obsessiva com detalhes até nos menores bits.
Onde pequenas otimizações afetam o todo:
- No BestBuy.com, a pequena mudança de permitir que as pessoas pulem o cadastro durante a compra resultou em $300 milhões a mais nos lucros anuais. – The $300 Million Button
- ClickTale dobrou as conversões em seus cadastros de 40% para 80% com uma simples mudança de adicionar uma explícita e bem visível mensagem de “opcional” ao campo de número de telefone. – Change one word, DOUBLE your conversion rate!
- Uma pequena melhoria nas mensagens de erro de um e-commerce aumentou as compras completadas em 0,5% (muito se comparado como esforço) e economizou cerca de £250.000 por ano para a companhia. – £250,000 from better error messages
- Menus de restaurantes podem utilizar diversos detalhes que influenciam em sua decisão, incluindo imagens motivadoras, pratos sedutores, omitir o símbolo de dólar, evitar listar os preços em coluna, etc. Tais detalhes podem parecem irrelevantes mas de fato significam muito. – Menu Mind Games
- … para mais exemplos de otimização na web, veja ABtests.com.
Mais sobre porque os detalhes são importantes:
- Naz Hamid afirma que designers devem focar-se nos detalhes e serem obsessivos sobre isso: eles devem sempre experimentar, por suas próprias críticas, e se esforçarem em terminar cada último detalhe em um projeto. – Design is in the Details
- Des Taynor diz que usuários frequentemente julgam a qualidade de um software baseados na primeira impressão. Além disso, uma pesquisa de um restaurante confimou que até a nuance da qualidade dos guardanapos efeta a satisfação do usuário. – The thickness of napkins
- O designer Jeff Howard escreveu que companhias que lutam para criar serviços sem defeitos se sairiam melhor se focassem seus esforços somente nos detalhes. – The Problem with Service Design
- Joshua Brewer sobre a importância dos chamados detalhes prazerosos: “A indústria tem conhecido este segredo desde sempre. Há um curto espaço de tempo e uma interação limitada para alinhar a experiência para o usuário. Nestes momentos, o usuário pode ser prazerosamente surpreendido pelos pequenos extras: a atenção aos detalhes, rapidez do serviço, alguns extra “qualquer coisa” ou simplesmente um sorriso. Se o usuário sai sentindo que foi dedicada uma pequena atenção extra à ele, você pode ter certeza que ele voltará e mais ainda, falará bem do serviço aos seus amigos.” – Design for Delight
- Uma coleção inspiracional de pequenos detalhes no design – Little big details
Source: UX Myths