Mito #7: Gráficos farão os elementos da página mais visíveis
Uma armadilha comum no web design é enfatizar uma parte importante do conteúdo com um gráfico ou apresentação em flash. Essa abordagem, no entanto, o faz frequentemente menos visível.
Quando as pessoas procuram por algo específico num website, eles buscam por textos e links onde eles assumem que a informação poderá ser encontrada. Muito frequentemente as pessoas confundem os elementos das páginas que possuem muitas cores e apelo visual com anúncios e os evitam em geral.
De qualquer forma, não significa que você não pode usar nenhuma ênfase. Contraste funciona muito bem e é essencial para priorizar o conteúdo e, assim, criar um design efetivo.
Pesquisas e artigos sobre o bom e mal uso de gráficos:
- Estudo de eye-tracking de Jakob Nielsen confirma que as pessoas quase nunca olham para nada que se parece com um anúncio. – Banner Blindness: Old and New Findings. Para uma discussão detalhada, veja seu livro “Usabilidade na Web”.
- “A grande descoberta é que a cegueira para banners é real. Não somente banners de anúncios mas tudo que se parece com um,’ diz Jakob Nielsen, diretor da empresa de pesquisa com usuários de internet, Nielsen Norman Group em Fremont, Califórnia. Por exemplo, um site relacionado à saúde sem fins lucrativos tem um box – que não é um anúncio – que diz ao usuário o que fazer se ele pensa que está tendo um ataque cardíaco. Mas um estudo mostrou que as pessoas não estavam lendo aquilo por causa de sua localização na página.” – por Marketers Seek a Banner-Blindness Cure
- Os danos da cegueira para banners também puderam ser vistos nas eleições de 2006 nos Estados Unidos, em que o design da votação resultou em 13% dos eleitores ignorando uma seção completa devido à seu posicionamento. – Banner Blindness in Ballot Design
- Um estudo de Franck Largeault com 300 tópicos também confirma a evidência de que anúncios são ignorados (apesar de seu objetivo principal ser de comparar banners gráficos com links). – Compared efficiency of advertisement banners and contextual sponsored links on the internet
- Don Norman afirma que as pessoas possuem um foco único e que elas ignoram qualquer coisa que saia disso e, então, não olham para conteúdos que se parecem com anúncios quando elas os encontram em formato de links e texto. – Commentary: Banner Blindness, Human Cognition and Web Design
- O famoso copywriter Howard Luck Gossage, sobre a fuga aos anúncios: “O fato é que ninguém lê anúncios. As pessoas lêem o que as interessa. Às vezes é um anúncio.”
Source: UX Myths