Devido a uma quantidade, até alta, de pessoas pedindo para eu traduzir uns posts de UX, eu resolvi tentar.
Mito #1: As pessoas leem na web
As pessoas somente leem palavra por palavra na web quando elas estão realmente interessadas no conteúdo. Normalmente, elas correm os olhos pelas páginas procurando por palavras-chave em destaque, títulos interessantes, pequenos parágrafos e listagens. Considerando que estão apressadas para encontrar a informação que procuram, o que não é relevante para elas será ignorado.
Por isso não espere que as pessoas irão ler o conteúdo que não parece fácil de buscar ou relevante, uma vez que blocos grandes de texto, instruções desnecessárias, publicidade e “blah blah blahs” devem ser evitados na web.
Quanto os usuários leem?
- Um estudo de eye-tracking de Jakob Nielsen de 2008 indica que menos de 20% do conteúdo de texto de uma página na web é realmente lido.
- Em um outro teste de usabilidade, Nielsen testou diferentes formas de escrita para um website. Escritas concisas, que pode ser mapeadas e objetivas resultaram em uma usabilidade 124% melhor.
- Em um estudo de usabilidade, Gerry McGovern descobriu que somente 1 em cada 15 usuários podia localizar uma parte específica de informação que não estava em um lugar de destaque na página.
- Em “Não Me Faça Pensar”, Steve Krug afirma que um dos mais importantes fatos sobre usuários da web é que eles não leem, eles mapeiam.
Quando as pessoas leem palavra por palavra:
- Se as pessoas encontram o trecho de informação que elas estão interessadas, elas provavelmente lerão o conteúdo palavra por palavra.
- Uma pesquisa mostra que se as pessoas leem um trecho do conteúdo por prazer, elas passam a ler mais a fundo e não acham a leitura desagradável mesmo sendo numa tela de computador.
- Estudos mostram que existem leitores metódicos que normalmente não mapeiam, mas leem do começo ao fim.
- Páginas bem estruturadas onde é desenvolvida leitura apressada são mais prováveis de serem lidas.
Source: uxmyths