Mito #2: Todas as páginas devem ser acessíveis em 3 cliques
Testes de usabilidade há muito tempo tem sido desafiados pela chamada regra dos 3 cliques. Ao contrário da crença popular, as pessoas não deixam seu site se não é possível encontrar a informação buscada em 3 cliques. De fato, o número de cliques necessário não afeta a satisfação do usuário, muito menos a taxa de sucesso. É isso! Poucos cliques não deixam os usuários mais felizes e não são necessariamente percebidos como mais rápidos.
O que realmente conta aqui é a facilidade de navegação, o constante “rastro” de informação ao decorrer do caminho percorrido pelo usuário. Se você não faz o usuário pensar sobre os cliques, eles não se importarão em clicar um pouco mais.
Estudos que desafiaram a regra dos 3 cliques:
- Testes de usabilidade da UIE mostraram que as pessoas não deixam um website depois de 3 cliques e não se sentem frustrados se tiverem que clicar mais. – Testing the Three-Click Rule.
- Testes de usabilidade de Jakob Nielsen descobriram que “a habilidade dos usuários de encontrar produtos em um e-commerce cresceu 600% depois que o design foi alterado, deixando os produtos a 4 cliques de distância da home page, ao invés de 3”. Do livro “Projetando Websites”, com menções de “Usabilidade na Web”.
- Além disso, testes da UIE mostram que não é o número de cliques, mas links bem informados é que fazem a diferença em usabilidade. – Getting Confidence From Lincoln
- Um conselho prático é substituir a regra dos 3 cliques pela de regra do 1 clique: “Cada clique ou interação deve levar o usuário mais próximo de seu objetivo e eliminar a maior quantidade de desvio possível.”
Leia mais:
- Opinião de Davil Hamill sobre o porquê de a regra dos 3 cliques não fazer sentido: Stop Counting Clicks
- Um artigo de CX Partners sobre a regra: 3 isn’t the magic number
Source: uxmyths