Mito #3: As pessoas não rolam a página (scroll)
Mesmo que as pessoas não usassem o scroll na metade dos anos 90, atualmente é absolutamente natural utilizar a scrollbar dos browsers. Para conteúdos longos, como artigos ou tutoriais, a rolagem permite uma usabilidade muito melhor do que dividir o texto em várias páginas.
Você não tem que espremer tudo no topo da sua página inicial ou sobre a chamada “dobra” (fold), ou seja, o fim da área visível da tela do browser. Para ter certeza que as pessoas irão rolar a página, você precisa seguir alguns princípios de design e prover conteúdo que mantenha o usuário interessado. Também tenha em mente que o conteúdo sobre a “dobra” ainda manterá a maior parte da atenção e também é crucial para os usuários decidirem se sua página é digna de terminar de ser lida ou não.
Muitas pesquisas provam que as pessoas usam a scrollbar sim:
- Chartbeat, provedora de análise de dados, analisaram dados de 2.000 milhões de visitas e descobriu que “66% das atenções em uma página de mídia normal é gasto abaixo da dobra.” – What You Think You Know About the Web Is Wrong
- O provedor de serviços de mapas de calor ClickTale analisou quase 100.00 pageviews. O resultado: as pessoas usam a scrollbar em 76% das páginas, com 22% utilizando scroll por toda ela até o rodapé sem levar em consideração o tamanho da página. É claro que o topo da página é ainda a parte mais valiosa na tela. – Unfolding the Fold e ClickTale Scrolling Report Parte 1 e Parte 2
- Estudos de eye-tracking de Jakob Nielsen mostram que enquanto a atenção é focada sobre a dobra, as pessoas fazem o scroll para baixo, especialmente se a página é projetada para encorajar a rolagem. – Scrolling and Attention
- Revisando os dados do site TMZ.com, Milissa Tarquini descobriu que os links mais clicados na página principal eram os do rodapé. Ela ainda mostra que enquetes e galerias no rodapé da página principal do website AOL’s Money & Finance recebeu diversos cliques apesar de suas localizações. – Blasting the Myth of the Fold
- Outro estudo de eye-tracking conduzido por CX Partners confirma que as pessoas utilizam a scrollbar se certos princípios de design são seguidos. – The myth of the page fold: evidence from user testing
- Estudos de usabilidade pelo Software Usability Research Laboratory’s mostram que usuários podem ler longas páginas com scroll mais rápido do que as com paginação. Os estudos confirmam que as pessoas estão acostumadas com a rolagem. – The Impact of Paging vs. Scrolling on Reading Online Text Passages
- Testes de usabilidade de Jared Spool de 1998 dizem que, mesmo que as pessoas digam que não gostam de rolagem, elas desejam fazê-la. Mais que isso, longas páginas com rolagem muitas vezes funcionam melhor para os usuários. – As the Page Scrolls
- SURL conduziu outro estudo de usabilidade, confirmando que as pessoas acham que tanto rolagem como paginação são naturais em resultados de páginas de busca. – Paging vs. Scrolling: Looking for the Best Way to Present Search Results
Mais artigos sobre scroll:
- Em julho de 2011, a Apple removeu a barra de rolagem do OS X (que é a configuração padrão, embora os usuários podem colocá-la de volta). Isso mostra claramente que as pessoas já estão familiarizadas com a rolagem.
- Artigo de Jared Spool sobre guias de design para encorajar o scroll: Utilizing the Cut-off Look to Encourage Users To Scroll
- Life below 600px, um artigo brilhante sobre a dobra das páginas.
Source: uxmyths