Mito #9: O design tem que ser original
Muitos designers preferem reinventar a roda do que adaptar os padrões convencionais de design para interface do usuário. Deve ser considerado, no entanto, que tais convenções funcionam bem porque elas já foram utilizadas e testadas para usabilidade. Uma vez que os usuários as conhecem bem, você não precisa explicar nada ou fornecer um manual de instruções. Como os usuários apreciam mais usabilidade do que inovações, modelos padrão beneficiarão sua audiência.
Pode ocorrer de uma nova abordagem ser necessária, porém você deve estar 100% certo de que sua solução é melhor do que um padrão existente.
Sobre a importância das convenções na web:
- Steve Krug afirma em “Não me faça pensar” que convenções são amigas e são essenciais para os usuários quando eles vão de um site para outro.
- Em “Como criar um site bom o bastante” Seth Godin afirma que “existem mais de um bilhão de páginas na web” para se tirar inspiração.
- De acordo com “Web Design from Scratch”, não forçar originalidade a qualquer preço fazer o processo do design “mais rápido, fácil e lucrativo” e “beneficia seu usuário”.
- O blog do grupo Treehouse (antes Think Vitamin) aponta que “a grande solução do design que você procura provavelmente já está lá”.
Leitura adicional sobre o conceito de originalidade:
- The Myth of Originality: Porque as coisas que muitos consideram original na verdade não são.
- Nina Paley: The Cult of Originality
- Kyle Meyer: Originality in Web Design