Mito #8: Fotos de bancos de imagens melhoram a experiência do usuário
Testes de usabilidade e estudos de eye-tracking mostram que fotos de bancos de imagens e outros elementos gráficos decorativos raramente agregam valor a um website e, mais frequentemente, danificam do que melhoram a experiência do usuário.
Tais imagens não são relacionadas ao tópico do website e não agregam informação útil. Usuários normalmente correm os olhos sobre imagens de bancos de imagens e, eventualmente, se frustram por causa delas.
Pesquisas e artigos sobre a usabilidade de gráficos ornamentais:
- Testes de usuários da UIE sobre a usabilidade de diferentes tipos de gráficos mostram que conteúdo e gráficos navegacionais são úteis, mas gráficos ornamentais frequentemente provocam mais danos do que ajudam. – Deciding When Graphics Will Help (and When They Won’t)
- Um estudo de eye-tracking mostram que não há fixação em imagens decorativas; pelo contrário, as pessoas buscam pelo conteúdo e ignoram o blocos visuais não relacionados. – Eye-tracking points the way to effective news article design
- Joshua Brewer afima que como toda comunicação visual deve reforçar sua mensagem e como falsas imagens de bancos de imagens podem provocar danos. – A picture is worth a 1000 words, except when it isn’t
- Imagens decorativas são frequentemente usadas para enfatizar um certo elemento da página mas isso muda tudo quando essa técnica torna o elemento menos visível (veja o post anterior)
Source: UX Myths